segunda-feira, 7 de maio de 2012

Qualidade de vida

Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano . Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida, que possui duas versões validadas para o português, o 100 (composto por 100 questões) e o composto por 26 questões.

É composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos. O WHOQOL - Breve é composto por quatro domínios: o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do meio ambiente.


IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.

A famosa SUSTENTABILIDADE


Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito complexo, que gerou dois programas nacionais. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que é a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Economicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O homem é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
  • ecologicamente correto
  • economicamente viável
  • socialmente justo
  • culturalmente diverso

IV Fase: Produção teatral

A seleção das peças aconteceu no auditório, nessa ultima sexta - feira 04/05. Das seis turmas (1ºs A, B, C e D ; 2ºs B e C) foram selecionados apenas 4. A segunda etapa será no dia 17 desse mês. Parabéns aos autores, atores e atrizes!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Casal inglês cria imagens inacreditáveis com projeções de luz em pilha de lixo



A frase que diz “o lixo do homem, é o tesouro de outro homem“, faz todo sentido para a arte do casal inglês Tim Noble e Sue Webster, eles criaram uma nova modalidade de arte utilizando lixo e a projeção de luzes.





Os artistas criam uma espécie de escultura com lixo coletado pela ruas de londres e ao projetar luz nesta escultura são projetadas silhuetas a arte vem à vida e a sombra criada na parede gera uma imagem inacreditável e rica em detalhes. 
É surpreendente imaginar que a silhueta perfeita é criada a partir de uma pilha de lixo e este contraste é exatamente deixa a arte tão incrível.


O trabalho de Tim e Sue foi uma iniciativa tão bem vista e elogiada artisticamente que foi incluído na exposição “Apocalipse: a beleza e o horror” na Academia Real de Arte Contemporânea.

É incrível ver o crescimento de arte e obras interessantes que nascem de uma ideia simples como reutilizar o lixo.




Uma história de amor e de consientização


Lixo dos famosos

Trash, exposição realizada na Casa Européia da Fotografia, em Paris, apresenta imagens do conteúdo de lixeiras de celebridades como Sharon Stone, Tom Cruise, John Travolta, Madonna e Mel Gibson, Marlon Brando, entre muitos outros. Os fotógrafos franceses Bruno Mouron e Pascal Rostain, que trabalharam como “paparazzis” para a revista francesa Paris Match, passaram os últimos 20 anos coletando o lixo de pessoas famosas para fotografá-lo. Eles afirmam que as obras têm também um objetivo sociológico: apresentar um retrato da sociedade de consumo. Para preservar a intimidade das estrelas, eles eliminaram produtos médicos e com conotação sexual.

Exigencias no lixo 

Na lixeira do ator Tom Cruise, por exemplo, eles encontram uma lista com centenas de itens do que o artista exige em seu camarim, como litros de leite e meias. Na casa de John Travolta foi encontrada uma encomenda em 2004 de uma pizza comprada em Chicago para ser entregue pelo sistema de correio rápido em sua residência em Los Angeles. A atriz Sharon Stone é uma grande consumidora de peras em calda e tem um gato. Madonna bebe bastante água mineral e utiliza um xampú da marca “Superstar”. Sua família também come alguns produtos de fast-food. Jack Nicholson, por sua vez, aprecia bastante o champanhe francês e é um grande leitor de jornais e revistas, além de receber muita correspondência. Mel Gibson tem vários filhos e seu lixo é composto de inúmeros brinquedos, desenhos infantis e até mesmo cuecas com estampa quadriculada escocesa.

Arte

Os fotógrafos reuniram embalagens, papéis, garrafas e objetos diversos em uma espécie de painel, onde eles foram dispostos de acordo com suas cores e formas, criando uma composição artística. Mouron e Rostain iniciaram esse trabalho após lerem um artigo no jornal Le Monde que falava sobre a análise dos lixos das pessoas, realizado por um professor de sociologia, para estudar o consumo e os comportamentos sociais.

Mortais 

Os dois fotógrafos franceses decidiram nos últimos dois anos se voltar para o lixo de pessoas comuns. Eles iniciaram um vasto trabalho de fotografia de conteúdos de lixos em mais de 40 países para realizar um amplo estudo sobre a sociedade de consumo atual e a globalização. Eles já fotografaram lixos na China, Indonésia, Catar, Estados Unidos e Ilhas Maurício e continuarão a viagem nos próximos meses.
Como o fotógrafo Yann Arthus Bertrand realizou as célebres imagens da “Terra vista do Céu”, Mouron e Rostain afirmam querer fotografar “a Terra vista através de seus lixos”.

A exposição Trash será apresentada até o dia 3 de junho.

Nós também somos catadores!




O movimento Limpa Brasil Let´s Do It! pretende conscientizar a população sobre a gravidade de se jogar lixo nas ruas com ações em sete das maiores cidades do país. Famosos como Chico Buarque, Milton Nascimento e Marília Pêra, entre outros, emprestam sua voz ao movimento, com o lema “eu sou catador”. Brasília será a segunda cidade do país a receber o Limpa Brasil Let´s Do It. Se você é da capital federal ou vai estar na cidade no dia 21, participe!



Artista cria fotografias de famosos usando apenas lixo

A capacidade humana para criar arte é simplesmente incrível. Desde os primórdios nós fazemos arte, seja ela sonora ou visual. Jason Mecier, artista americanos na cidade de São Francisco, EUA, criou fotografias de artistas famosos usando apenas lixo. Isso mesmo, lixo. Desde garrafas pet, até maços de cigarro vazios, qualquer coisa é utilizada por esse grande artista pra fazer sua arte. Confira abaixo, algumas de suas obras.

Lady Gaga


trashy celeb01 Celebrity Portraits Made of Trash

Barack Obama

trashy celeb03 Celebrity Portraits Made of Trash

Taylor Swift

trashy celeb06 Celebrity Portraits Made of Trash

Kim Kardashian

trashy celeb31 Celebrity Portraits Made of Trash

Taylor Lautner

trashy celeb33 Celebrity Portraits Made of Trash

Michael Jackson

trashy celeb16 Celebrity Portraits Made of Trash

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rede social


File:Facebook.svg


Facebook is a social networking service and website launched in February 2004, operated and privately owned by Facebook Inc. As of April 2012, Facebook has more than 900 million active users. Users must register before using the site, after which they may create a personal profile, add other users as friends, and exchange messages, including automatic notifications when they update their profile. Additionally, users may join common-interest user groups, organized by workplace, school or college, or other characteristics, and categorize their friends into lists such as "People From Work" or "Close Friends". The name of the service stems from the colloquial name for the book given to students at the start of the academic year by some university administrations in the United States to help students get to know each other. Facebook allows any users who declare themselves to be at least 13 years old to become registered users of the site.
Facebook was founded by Mark Zuckerberg with his college roommates and fellow students Eduardo SaverinDustin Moskovitz and Chris Hughes. The Web site's membership was initially limited by the founders to Harvard students, but was expanded to other colleges in the Boston area, the Ivy League, and Stanford University. It gradually added support for students at various other universities before opening to high school students, and eventually to anyone aged 13 and over. However, according to a May 2011 Consumer Reports survey, there are 7.5 million children under 13 with accounts and 5 million under 10, violating the site's terms of service.
A January 2009 Compete.com study ranked Facebook as the most used social networking service by worldwide monthly active users. Entertainment Weekly included the site on its end-of-the-decade "best-of" list, saying, "How on earth did we stalk our exes, remember our co-workers' birthdays, bug our friends, and play a rousing game of Scrabulous before Facebook?"Quantcast estimates Facebook has 138.9 million monthly unique U.S. visitors in May 2011. According to Social Media Today, in April 2010 an estimated 41.6% of the U.S. population had a Facebook account. Nevertheless, Facebook's market growth started to stall in some regions, with the site losing 7 million active users in the United States and Canada in May 2011. Facebook filed for an initial public offering on February 1, 2012.

Que tal treinarmos um pouco o nosso inglês?

Bovine Spongiform Encephalopathy (BSE), commonly known as mad-cow disease, is a fatal neurodegenerative disease in cattle that causes a spongy degeneration in the brain and spinal cord. BSE has a long incubation period, about 30 months to 8 years, usually affecting adult cattle at a peak age onset of four to five years, all breeds being equally susceptible. In the United Kingdom, the country worst affected, more than 180,000 cattle have been infected and 4.4 million slaughtered during the eradication program.


The disease may be most easily transmitted to human beings by eating food contaminated with the brain, spinal cord or digestive tract of infected carcasses. However, it should also be noted that the infectious agent, although most highly concentrated in nervous tissue, can be found in virtually all tissues throughout the body, including blood. In humans, it is known as new variant Creutzfeldt–Jakob disease (vCJD or nvCJD), and by October 2009, it had killed 166 people in the United Kingdom, and 44 elsewhere Between 460,000 and 482,000 BSE-infected animals had entered the human food chain before controls on high-risk offal were introduced in 1989.

A British inquiry into BSE concluded that the epizootic was caused by cattle, who are normally herbivores, being fed the remains of other cattle in the form of meat and bone meal (MBM), which caused the infectious agent to spread. The cause of BSE may be from the contamination of MBM from sheep with scrapie that were processed in the same slaughterhouse. The epidemic was probably accelerated by the recycling of infected bovine tissues prior to the recognition of BSE. The origin of the disease itself remains unknown. The infectious agent is distinctive for the high temperatures at which it remains viable; this contributed to the spread of the disease in the United Kingdom, which had reduced the temperatures used during its rendering process. Another contributory factor was the feeding of infected protein supplements to very young calves.
The first reported case in North America was in December 1993 from Alberta, Canada.
Another case reported later in May 2003. The first known U.S. occurrence came in December of the same year though it was later confirmed that it was a cow of Canadian origin and imported to the U.S. Canada announced two additional cases of BSE from Alberta in early 2005. In June 2005 Dr. John Clifford, chief veterinary officer for the United States Department of Agriculture animal health inspection service, confirmed a fully domestic case of BSE in Texas. Dr. Clifford would not identify the ranch, calling that "privileged information". A new case of Mad Cow disease was recently found in a dairy cow on April 23, 2012 in California during a planned Agriculture Department surveillance program. United States health authorities were quick to point out that the animal was never a threat to the nation's food supply and claim that this is an atypical case of BSE caused by "just a random mutation that can happen every once in a great while in an animal."

terça-feira, 24 de abril de 2012

Conheça 10 celebridades que defendem as causas ambientais

Bono Vox




O vocalista da banda U2 é um dos artistas que mais se manifesta na defesa ao planeta. O Cantor apoia campanhas contra a intolerância religiosa, além de outras ações humanitárias.  Bono já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.


Alicia Silverstone





A atriz já foi eleita a vegetariana mais sexy do mundo, posição que manteve durante anos. Alicia não consome nenhum alimento de origem animal e não usa peles ou couro, além de ser vista em várias campanhas ambientalistas.


Sigourney Weaver





A atriz de Avatar liderou uma manifestação em Nova York contra a hidrelétrica de Belo Monte. A manifestação contou com cerca de 50 pessoas que solicitavam  ao Presidente Lula que ouvisse os líderes indígenas da região atingida pela construção da hidrelétrica.


Leonardo DiCaprio





O Ator produziu o documentário The 11th Hour, que trata sobre o aquecimento global; além do reality-show ‘ecológico’ Greensburg, sobre a reconstrução ambientalmente correta de uma cidade. Leonardo tem uma fundação com o seu nome que realiza trabalhos de conscientização ambiental.


Paul McCartney





O cantor vegetariano é um dos maiores divulgadores da campanha Monday’s Free(Segunda Sem Carne), onde faz um apelo para que as pessoas deixem de comer carne pelo menos uma vez por semana como forma de contribuir para a questão do combate ao aquecimento global.


Gisele Bündchen





A modelo é embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), tem entre as suas inúmeras defesas pelo meio ambiente um trabalho de proteção ao rio Xingu e as tribos ribeirinhas e a criação da floresta Gisele Bündchen Sementes, que fomenta a recuperação de mais de 15 hectares de Mata Atlântica em Campinas e na Bahia.


Casal Pitt-Jolie





O casal Brad Pitt e Angelina Jolie financiou um concurso para a criação e construção de 20 moradias baratas, que fossem baseadas em critérios da construção sustentável. As moradias foram usadas na organização Make It Right, que financia a construção de moradias para as vítimas do furacão Katrina, em Nova Orleans.


Matt Damon





O ator é um dos fundadores da Water.org, que tem como objetivo levar água potável a comunidades carentes do Terceiro Mundo. A Water.org defende o “crédito de água”, conceito que defende a concessão de microcrédito para que as comunidades construam sistemas de água e de saneamento básico.


Daryl Hannah





A ativista já foi presa por protestar contra usinas de carvão, que acabam com montanhas para conseguir retirar o material. A atriz mantém um videoblog dedicado aos assuntos sobre a preservação do meio ambiente.


Christiane Torloni





A atriz, juntamente com o ator Victor Fasano, criou o projeto Amazônia para Sempre, que tem como objetivo principal sensibilizar os cidadãos brasileiros sobre a importância da preservação e a real situação da floresta e interromper a devastação do ecossistema. Em 2009, Christiane entregou ao Presidente Lula o manifesto Carta aberta aos brasileiros sobre a devastação da Amazônia, com mais de 1 milhão de assinaturas.